quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Reunião com os Coordenadores de Projetos

O CETI Governador Freitas Neto realizou no dia 31/01/2012, às 8:30 horas, na sala dos professores a 1ª Reunião dos Coordenadores de Projetos. O CETI irá desenvolver neste ano 10 projetos que são: Aula de Formação; Exemplo; Estação Leitura; Vida Cultural; Eu-Formador; Mexa-se; Meio Ambiente, IDEB, SAEPI e ENEM; Imaginário Popular. Participaram, também, desta reunião os Coordenadores dos Programas: Mais Educação, PROEMI e PDE; as responsáveis pela sala de jogos e pelo AEE; e a Coordenadora Pedagógica do turno noturno.
A reunião foi dirigida pelos Professores Odilza Melo e Warrington Veras com a participação dos gestores da escola: professora Maria das Dores Araújo (Dorinha) e professor José Luis Algarves.
Iniciou-se a reunião com a palavra de boas vindas pela Profa. Odilza e apresentação dos presentes e quem coordenará cada projeto.
Depois foi feita a leitura do texto Pedagogia de Projetos, de Maria  Elisabette Brisola Brito Prado, pesquisadora-colaboradora do Núcleo de Informática Aplicada à Educação NIED-UNICAMP e doutoranda do Programa de Pós-Graduação: Currículo da PUC-SP, retirado do site www.eadconsultoria.com.br em 27/01/2012,  e este foi comentado por vários participantes entre eles:
O prof. José Luis que destacou, no texto, a importância de um trabalho integrado, isto é, que os professores não podem se isolarem mas devem integrarem à comunidade escolar.

[Um] aspecto importante na atuação do professor é o de propiciar o estabelecimento de relações interpessoais entre os alunos e respectivas dinâmicas sociais, valores e crenças próprios do contexto em que vivem. Portanto, existem três aspectos fundamentais que o professor precisa considerar para trabalhar com projetos: as possibilidades de desenvolvimento de seus alunos; as dinâmicas sociais do contexto em que atua e as possibilidades de sua mediação pedagógica.

A profa. Odilza ressaltou a participação dos alunos na execução dos projetos como a autora ressalta.

A pedagogia de projetos deve permitir que o aluno APRENDA-FAZENDO e reconheça a própria AUTORIA naquilo que produz por meio de QUESTÕES DE INVESTIGAÇÃO que lhe impulsionam a CONTEXTUALIZAR CONCEITOS já conhecidos e DESCOBRIR outros que emergem durante o desenvolvimento do projeto. Nesta situação de aprendizagem, o aluno precisa selecionar informações significativas, tomar decisões, trabalhar em grupo, gerenciar confronto de idéias, enfim desenvolver COMPETÊNCIAS INTERPESSOAIS para aprender de forma colaborativa com seus pares.

A profa. Dorinha ressaltou a importância do PPP da escola, pois este é o grande projeto da escola e é nele que são encontrados todos projetos sendo assim o “PPP é a alma da escola”. Neste sentido destacou o trecho abaixo onde a autora fala da integração do projeto da gestão escolar e os diversos projetos.

O fato de um projeto de gestão escolar estar articulado com o projeto de sala de aula do professor, que por sua vez visa propiciar o desenvolvimento de projetos em torno de uma problemática de interesse de um grupo de alunos, integrando o computador, materiais da biblioteca e a televisão, torna-se fundamental para o processo de reconstrução de uma nova escola. Isto porque a parceria que se estabelece entre os protagonistas (gestores, professores, alunos) da comunidade escolar pode facilitar a busca de soluções que permitem viabilizar a realização de novas prática pedagógicas, tendo em vista a aprendizagem para a vida.

O prof. Warrington destacou a importância do conhecimento disciplinar e o interdisciplinar como a autora coloca a baixo:

O conhecimento específico – disciplinar – oferece ao aluno a possibilidade de reconhecer e compreender as particularidades de um determinado conteúdo, e o conhecimento integrado – interdisciplinar – lhe dá a possibilidade de estabelecer relações significativas entre conhecimentos. Ambos se realimentam e um não existe sem o outro.

Enfatizou ainda o apoio que a gestão do CETI dá para que esses projetos aconteçam neste sentido a autora diz:

Mas se o trabalho por projetos for visto tanto pelo professor como pela direção da escola como uma camisa-de-força, isto pode paralisar as ações pedagógicas e o seu processo de reconstrução.

Após esta discussão foram levantados alguns pontos de cada um dos projetos e como seriam executados. Neste momento a professora Odilza mostrou a autonomia de cada coordenador e que estes deveriam ser executados dentro de alguns limites como: tempo disponível do coordenador e do aluno, dentro dos recursos materiais que dispõe a escola. Ressaltou, ainda, que mesmo o PDE, o Mais Educação e PROEMI sendo programas independentes e coordenados pelo MEC/SEDUC/20ª GRE devem se integrarem a realidade escolar.
No final foi acordado que os coordenadores deveriam mostrar uma primeira versão dos projetos para os Coordenadores Pedagógicos até o dia 07/02/2012, e o que apresentariam na Semana Pedagógica para os professores.






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