No dia 08 de fevereiro de 2012, como estava
previsto, deu-se início a I SEMANA PEGÓGICA deste ano, no auditório do CETI
Governador Freitas Neto. No primeiro momento o professor Warrington Veras
chamou para compor a mesa a diretora Maria das Dores, a coordenadora pedagógica
do tempo integral Odilza Melo, a psicopedagoga Francisca Mendes, a coordenadora
pedagógica do turno noturno Margarida Martins, a representante da 20ª GRE a professora
Fátima Sousa e a palestrante do dia a professora Maria da Conceição Salomé.
Em seguida em busca de contato com Deus e
pedindo inspiração divina para os três dias de trabalho que se iniciava
rezou-se a oração universal, o Pai Nosso, continuando cantou-se o Hino do
Piauí.
A professora Odilza Melo usando da palavra
deu as boas vindas aos professores e falou dos trabalhos que seriam realizados
durante os próximos dias. Depois a diretora, a professora Dorinha, enfatizou as
boas vindas ressaltando que o exercício de todas as profissões deve ter um
grande percentual de amor, no caso específico, os professores por trabalharem
com o ser humano o afeto ao seu fazer deve ter uma maior percentagem ainda, a
seguir fez uma rápida prestação de contas dos recursos recebidos em 2011 e das
reformas que estavam acontecendo no prédio do CETI.
Após se desfazer a mesa, assumiu a liderança
dos trabalhos a professora Salomé com o tema “Avaliação – o erro é útil”.
AVALIAÇÃO
Maria da conceição Salomé
•É uma maneira de tentar conhecer, com mais
clareza,o que estamos fazendo.O que precisamos fazer e qual é melhor forma de
fazê-lo para atingir nosso objetivo.
CONCEITO
•Concepção,
humanizadora,reflexiva e construtiva;
•Ato
de acompanhar a construção doconhecimentodo aluno;
•Ato
de investigar a qualidade dos resultados obtidos ou
em construção e se
necessário intervir para
redimensionar a ação pedagógica tendo em vista
melhores
resultados.
CARACTERÍSTICAS
•Processual;
•Global;
•Sistemática;
•Participativa / Comunicativa;
•Quantitativa / Qualitativa;
• Individual / Coletiva.
•Diagnóstica;
•Acompanhamento;
•Registro.
AVALIAÇÃO DO PPP DA ESCOLA
Articulação
entre Projeto Político Pedagógico e avaliação
da aprendizagem.
A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SÓ EXISTE A
SERVIÇO DO PPP
•É subsidiária do sucesso do PPP;
•Sinaliza a qualidade dos resultados;
•Aponta necessidade de intervenção na busca da
melhoria.
AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO
Tem a função de realimentar o processo.
AVALIAÇÃO
PLANEJAMENTO
Descobre como o grupo está Objetivos
Em relação ao que se propôs
Vivência, resultados obtidos Conteúdos
Provoca um julgamento Aprendizagem
desempenho
“ A avaliação não é a última coisa a ser feita
por
que deve ser constante.É preciso ver até que ponto
estamos sendo fiéis ao
que planejamos e até que
ponto o que planejamos está correspondendo às
necessidades da realidade, sempre em contínua
mudança”.
Sandrimi
Na parte da tarde a professora Odilza falou
sobre a escola de tempo integral, destacando os objetivos, a visão, a missão, e os
valores, do CETI Governador Freitas Neto construídos em 2011 com a comunidade
escolar e que continuariam os mesmos em 2012. Destacou, também, as filosofias norteadoras:
A Pedagogia da Presença e O Protagonismo Juvenil. Nesta perspectiva mostrou, rapidamente, os dez
projetos que serão desenvolvidos neste ano, pois no dia seguinte à tarde estes
seriam apresentados pelos seus coordenadores com mais detalhes. Nesta linha de
racicínio a coordenadora falou sobre os instrumentos de trabalho do professor
do CETI. Encerrou sua apresentação destacando o Portfólio como um fazer imprescindível
do exercício pedagógico do professor realçando sua importância e a sua construção.
BEM VINDO À ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL!
Feliz
aquele que transfere
o que sabe e aprende o que ensina.
(Cora Coralina)
NOSSO NÚCLEO GESTOR
DIRETORA TITULAR:
Maria das
Dores
DIRETOR ADJUNTO: José Luís
SECRETÁRIA GERAL: Maria
Rita
COORDENADORA PEDAGÓGICA: Odilza Auxiliadora
COORDENADORA MAIS EDUCAÇÃO:
Maria Teresa
COORDENADOR DO PDE: Warrington
Veras
COORDENADORA
DO PROEMI: Maria Dalva
Por que a ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL?
Porque é o meio de
garantirmos o acesso,
a
permanência e o sucesso de crianças e
adolescentes
na
escola, proporcionando a eles apoio educacional
integral, para a melhoria de seu aprendizado escolar,
com o aumento da
autoestima e resgate de valores.
Reduzem-se, assim, os índices
de evasão, de
repetência e de defasagem do ensino e
aprendizagem.
OBJETIVOS da ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL:
1.Ampliar o tempo de permanência do aluno na escola,
criando oportunidades de inovações na produção de
material didático, de gerenciamento, de prendizagens
significativas, de multiplicação de experiências exitosas
no fazer educativo;
2.Proporcionar a prática de atividades pedagógicas
diversificadas a serviço do crescimento pessoal e social
dos envolvidos no processo através de uma abordagem
auto compreensiva que favoreça a emancipação do
aprendiz
3.Envolver o discente em atividades educativas diversas,
orientadas para a valorização e fortalecimento dos
aspectos positivos de sua personalidade, do
autoconceito, da autoestima e da autoconfiança
necessários à superação das suas dificuldades.
4.Oportunizar um ensino e uma aprendizagem com
base na reciprocidade da relação professor x aluno que
consolide a alegria do aprender e o aconchego do
educar;
5.Favorecer o desabrochar de práticas pedagógicas
articuladas ao aproveitamento do espaço escolar e dos
demais espaços públicos que eliminem a cultura da
exclusão, da indiferença, da reprovação, do abandono e
da repetência;
6. Promover a re-significação dos conteúdos e da forma
de abordá-los de maneira que na dimensão pedagógica
esteja entendido o que o aprendiz deve saber, o que ele
deve saber fazer e como ele deve ser e conviver;
7. Possibilitar um fazer pedagógico que sedimente
práticas e habilidades de estudo com os alunos
chamando-os a responsabilização por suas próprias
escolhas como protagonistas de seus Projetos de Vida e
assim, inserir, na comunidade, estudantes mais
preparados, novos artistas, atletas, profissionais e
melhores seres humanos.
criando oportunidades de inovações na produção de
material didático, de gerenciamento, de prendizagens
significativas, de multiplicação de experiências exitosas
no fazer educativo;
2.Proporcionar a prática de atividades pedagógicas
diversificadas a serviço do crescimento pessoal e social
dos envolvidos no processo através de uma abordagem
auto compreensiva que favoreça a emancipação do
aprendiz
3.Envolver o discente em atividades educativas diversas,
orientadas para a valorização e fortalecimento dos
aspectos positivos de sua personalidade, do
autoconceito, da autoestima e da autoconfiança
necessários à superação das suas dificuldades.
4.Oportunizar um ensino e uma aprendizagem com
base na reciprocidade da relação professor x aluno que
consolide a alegria do aprender e o aconchego do
educar;
5.Favorecer o desabrochar de práticas pedagógicas
articuladas ao aproveitamento do espaço escolar e dos
demais espaços públicos que eliminem a cultura da
exclusão, da indiferença, da reprovação, do abandono e
da repetência;
6. Promover a re-significação dos conteúdos e da forma
de abordá-los de maneira que na dimensão pedagógica
esteja entendido o que o aprendiz deve saber, o que ele
deve saber fazer e como ele deve ser e conviver;
7. Possibilitar um fazer pedagógico que sedimente
práticas e habilidades de estudo com os alunos
chamando-os a responsabilização por suas próprias
escolhas como protagonistas de seus Projetos de Vida e
assim, inserir, na comunidade, estudantes mais
preparados, novos artistas, atletas, profissionais e
melhores seres humanos.
VISÃO
Ser reconhecida como uma
escola de referência na
formação de crianças, adolescentes e jovens, na
produção de material didático, nos processos de ensino,
de aprendizagem e de
gestão. Enfim, nos índices de
rendimento que produz.
MISSÃO
A Escola Integral tem
por missão atuar como instituição
irradiadora de uma nova proposta de gestão pedagógica,
administrativa, financeira, patrimonial e relacional em
que as decisões são tomadas coletivamente,
com o
envolvimento dos gestores, dos docentes, dos
não-docentes, dos alunos,
dos pais e da comunidade. Os
conteúdos são abordados através de metodologias
inovadoras em que o aluno é incentivado a ler, a
pesquisar, a descobrir, a
experimentar, a criar, a
comprovar aliando teoria à prática, e assim construir
o
conhecimento em interação com o professor, com os
colegas e com os meios
disponíveis, tornando-se
autônomo, solidário e produtivo, capaz de atuar com
competência e responsabilidade como profissional e na
sociedade.
VALORES
01.
CULTURA DA PAZ: prevenir
toda forma de a violência – verbal, não verbal, física, psicológica – na escola
e fora dela;
02.
DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS: recusar os preconceitos, a discriminação sexual,
étnica, social, religiosa e a rotulação de pessoas;
03. ÉTICA DA RESPONSABILIDADE: mostrar senso de solidariedade, de
justiça, de cooperação e de compromisso;
04. ATENÇÃO À DIGNIDADE ALHEIA: vivenciar o respeito com base nas
relações interpessoais;
05. DOMÍNIO DE SI MESMO: usufruir direitos e cumprir deveres
com controle das emoções;
06. IDEAIS DEMOCRÁTICOS: compreender, vivenciar e respeitar a
democracia;
07. PRÁTICA DA SUSTENTABLIDADE: atuar inclusiva, racional e produtivamente
no usufruto do Meio Ambiente.
PEDAGOGIA DA PRESENÇA
“A capacidade de fazer-se presente, de
forma
construtiva, na realidade do educando não é, como
muitos preferem pensar,
um dom, uma característica
pessoal intransferível de certos indivíduos, algo de
profundo e incomunicável. Ao contrário, esta é uma
aptidão que pode ser
aprendida, desde que haja, da
parte de quem se propõe a aprender, disposição
interior, abertura, sensibilidade e compromisso para
tanto. Efetivamente, a
presença não é alguma coisa que
se possa apreender apenas ao nível da pura
exterioridade. “
Antônio Calos Gomes da Costa
PROTAGONISMO JUVENIL
... A primeira
atitude do educador ao decidir utilizar a
perspectiva metodológica do
protagonismo juvenil deve
traduzir-se num compromisso de natureza ética de
respeito às
possibilidades e limitações próprias da condição peculiar de
desenvolvimento dos seus educandos que, no caso, são a
infância e a
adolescência.
... O Protagonismo
Juvenil, enquanto modalidade de ação
educativa, é a criação de espaços e
condições capazes de
possibilitar aos jovens envolver-se em atividades
direcionadas
à solução de problemas reais, atuando como fonte de
iniciativa,
liberdade e compromisso...
Antônio Calos Gomes da Costa
PROJETOS
AULA DE FORMAÇÃO
OBJETIVO:
Promover a atuação da gestão
escolar na
dinamização de um ambiente acolhedor e formador de
atitudes em que
alunos, docentes, funcionários e familiares
se sintam integrados ao cotidiano
da escola para a
construção de uma rotina de trabalho embalada na
Pedagogia da Presença e no Protagonismo Juvenil.
EXEMPLO
OBJETIVO: Capacitar os
familiares para sua atuação como
protagonistas na educação dos filhos sensibilizando-os para
o adequado exercício de seu papel como exemplos de
presença e referência na promoção do êxito escolar de
suas crianças e jovens a fim de que eles consigam
protagonistas na educação dos filhos sensibilizando-os para
o adequado exercício de seu papel como exemplos de
presença e referência na promoção do êxito escolar de
suas crianças e jovens a fim de que eles consigam
desenvolver ao máximo suas capacidades intelectuais,
emocionais, afetivas, espirituais e estéticas.
emocionais, afetivas, espirituais e estéticas.
LEITURA E ESCRITA
OBJETIVO:
Tornar a escola um
espaço de (re)descoberta
da
leitura comreconhecimento pelos professores e alunos
de seus variados porquês
e possibilidades,de maneira a
tornar nossos aprendizes leitores e escritores
assíduos a
partir do contato com os mais variados gêneros e tipos
textuais de nomes locais, regionais, nacionais e universais.
ATELIÊ DE MATEMÁTICA
OBJETIVO: Desmitificar a
Matemática como uma área
difícil de compreender
e distante das práticas sociais pela
execução de oficinas que mostrem ao professor e ao aluno
a
presença da disciplina no nosso cotidiano e que é possível
aprendê-la e
utilizá-la de forma procedimental.
CENTRAL DE EVENTOS
Objetivo:
Dinamizar a agenda de eventos socioculturais,
esportivos, de lazer e educativos
da escola envolvendo
professores, funcionários, alunos e pais de modo a imprimir
uma marca festiva
ao contexto escolar e aproximar a
gestão à comunidade.
EU-FORMADOR
OBJETIVO:
Tornar a escola um
lócus de formação em
serviço por meio da operacionalização de uma agenda de
capacitações em que
docentes e não-docentes
estruturados
em Grupos Operativos
protagonizam sua própria formação
continuada e a dos colegas, à
luz da “Pedagogia
da
Presença” e do “Protagonismo
Juvenil”, traduzindo os
Objetivos, a Visão, a Missão e os Valores da Escola Integral.
MEXA-SE
Objetivo:
Introduzir o
exercício do desporto
competitivo
propondo
atividades que estimulem o
desenvolvimento da
expressão corporal, o gosto pela prática de atividade física
regular, o respeito a regras, a socialização bem como o zelo
e os cuidados com o corpo.
MEIO AMBIENTE
Objetivo:
Exercitar a
consciência ecológica e a consequente
postura de preservação do patrimônio sociocultural e
ambiental com vistas a materializar na escola e na
comunidade a vivência do desenvolvimento sustentável.
UM OLHAR DIFERENCIADO AO IDEB, SAEPI E ENEM
Objetivo:
Mobilizar docentes,
não-docentes, alunos e
familiares para o comprometimento com as avaliações
externas na esfera local e nacional assegurando a prática
de planejamento e
intervenção a partir da matriz de
referência dessas avaliações e por
consequência a
ampliação dos índices de desempenho da escola.
O IMAGINÁRIO POPULAR DE TERESINA
Objetivo:
Valorizar a leitura como fonte
de lazer,
entretenimento e exercício de liberdade de modo a incluí-la
progressivamente em seus divertimentos cotidianos como
faz com a televisão, a
internet, os esportes e as
brincadeiras.
PERFIL DO DOCENTE
1- Ser assíduo e
pontual;
2- Mostrar-se comprometido com o plano de
trabalho
da escola;
3- Ser um modelo de
ética a ser copiado pelos colegas
e alunos;
4- Ter disposição para
consolidar relações e práticas
pedagógicas com base nas filosofias da Escola
Integral;
5- Portar-se como um
pesquisador criativo e organizar
seus instrumentais de planejamento a partir de
seus
estudos;
6- Manter-se
atualizado;
7- Procurar ser parceiro do seu aluno e aprender
com
ele;
8- Exercer autoridade,
sem ser autoritário;
9- Apresentar postura
interdisciplinar na busca de
conhecimentos especializados;
10- Reconhecer-se como
um pedagogo: procurar
conhecer as teorias da aprendizagem.
PERFIL DO NÚCLEO GESTOR
1. Clareza quanto ao
gerenciamento financeiro;
2. Habilidades em
administrar conflitos;
3. Disponibilidade para
estudar as filosofias da Escola
Integral;
4. Abertura para a
Pedagogia de Projetos;
5. Crença no
desenvolvimento do potencial dos alunos,
dos docentes e dos não-docentes;
6. Percepção da escola
como um lócus de formação em
serviço;
7. Espírito
empreendedor focalizado nos Objetivos,
Visão, Missão e Valores da Escola
Integral;
8. Facilidade de
diálogo com a SEDUC-GRE e com a
comunidade;
9. Conhecimento e
investimento nos Programas
PROEMI, Mais Educação e PDE;
10. Forte coesão interna.
INSTRUMENTOS
1- PROPOSTA PEDAGÓGICA;
2- REGIMENTO INTERNO;
3- CÓDIGO DE CONDUTAS;
4- PDE;
5- GRADE CURRICULAR;
6- CENTRO DE INTERESSE;
7- PLANO DE TRABALHO DO NÚCLEO GESTOR.
INSTRUMENTAIS
1- FICHA DIAGNÓSTICA;
2- PLANO DE CURSO;
3- SEQUENCIA DIDÁTICA-AULAS;
4- SEQUENCIA DIDÁTICA-PROJETOS;
5- PRONTUÁRIO DO ALUNO;
6- FICHA DE RENDIMENTO DO ALUNO;
7- PORTFÓLIO.
ROTEIRO PARA PORTFÓLIO
•Capa,
•Índice,
•Introdução,
•Diagnóstico Inicial: Português,
•Diagnóstico Inicial: Matemática,
•Perfil da Turma,
•Planos de Curso,
•Sequências Didáticas,
•Atividades Diferenciadas,
•Projetos,
•Fichas de Notas,
•Fotos,
•Conclusão,
•Anexos, e
•Bibliografia.
“Ser professor hoje é viver intensamente o seu tempo com
consciência e
sensibilidade. Não se pode imaginar um futuro
para a humanidade sem educadores.
Os educadores, numa
visão emancipadora, não só transformam a informação em
conhecimento e em consciência crítica, mas também
formam pessoas.”
Autor
Desconhecido.
A Semana Pedgógica foi excelente pela clareza e utilidade dos assuntos. PArabéns
ResponderExcluirvoltar a trabalhar com as professoras Dorinha e Odilza é uma honra e estimulante, as conheço desde o Joca Vieira; estou registrando então minha alegria com um grande abraço em todos o funcionários do CETI Gov Freitas Neto representados pelos professores: José Luis, Warrington, Odilza, Luiza, Demerval, Dorinha e eterna secretária Rita
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