domingo, 12 de fevereiro de 2012

I SEMANA PEGÓGICA DE 2012

No dia 08 de fevereiro de 2012, como estava previsto, deu-se início a I SEMANA PEGÓGICA deste ano, no auditório do CETI Governador Freitas Neto. No primeiro momento o professor Warrington Veras chamou para compor a mesa a diretora Maria das Dores, a coordenadora pedagógica do tempo integral Odilza Melo, a psicopedagoga Francisca Mendes, a coordenadora pedagógica do turno noturno Margarida Martins, a representante da 20ª GRE a professora Fátima Sousa e a palestrante do dia a professora Maria da Conceição Salomé.
Em seguida em busca de contato com Deus e pedindo inspiração divina para os três dias de trabalho que se iniciava rezou-se a oração universal, o Pai Nosso, continuando cantou-se o Hino do Piauí.
A professora Odilza Melo usando da palavra deu as boas vindas aos professores e falou dos trabalhos que seriam realizados durante os próximos dias. Depois a diretora, a professora Dorinha, enfatizou as boas vindas ressaltando que o exercício de todas as profissões deve ter um grande percentual de amor, no caso específico, os professores por trabalharem com o ser humano o afeto ao seu fazer deve ter uma maior percentagem ainda, a seguir fez uma rápida prestação de contas dos recursos recebidos em 2011 e das reformas que estavam acontecendo no prédio do CETI.

Após se desfazer a mesa, assumiu a liderança dos trabalhos a professora Salomé com o tema “Avaliação – o erro é útil”.


 AVALIAÇÃO

Maria da conceição Salomé 
É uma maneira de tentar conhecer, com mais clareza,o que estamos fazendo.O que precisamos fazer e qual é melhor forma de fazê-lo para atingir nosso objetivo.

 CONCEITO
Concepção, humanizadora,reflexiva e construtiva;
Ato de acompanhar a construção doconhecimentodo aluno;
Ato de investigar a qualidade dos resultados obtidos ou 
 em construção e se necessário intervir para 
redimensionar a ação pedagógica tendo em vista melhores 
resultados. 


CARACTERÍSTICAS

Processual;
Global;
Sistemática;
Participativa / Comunicativa;
Quantitativa / Qualitativa;
Individual / Coletiva.


FUNÇÕES
Diagnóstica;
Acompanhamento;
Registro.


AVALIAÇÃO DO PPP DA ESCOLA

Articulação entre Projeto Político Pedagógico e avaliação
da aprendizagem.


A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SÓ EXISTE A
SERVIÇO DO PPP
  
É subsidiária do sucesso do PPP;
Sinaliza a qualidade dos resultados;
Aponta necessidade de intervenção na busca da 
melhoria.


 AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO
 
Tem a função de realimentar o processo.



AVALIAÇÃO                PLANEJAMENTO  

 
Descobre como o grupo está         Objetivos 
Em relação ao que se propôs


Vivência, resultados obtidos         Conteúdos


Provoca um julgamento                Aprendizagem    

                                                      desempenho  




 A avaliação não é a última coisa a ser feita por
que deve ser constante.É preciso ver até que ponto 
estamos sendo fiéis ao que planejamos e até que 
ponto o que planejamos está correspondendo às 
necessidades da realidade, sempre em contínua 
mudança”.
Sandrimi

 
     Na parte da tarde a professora Odilza falou sobre a escola de tempo integral, destacando os objetivos, a visão, a missão, e os valores, do CETI Governador Freitas Neto construídos em 2011 com a comunidade escolar e que continuariam os mesmos em 2012. Destacou, também, as filosofias norteadoras: A Pedagogia da Presença e O Protagonismo Juvenil.  Nesta perspectiva mostrou, rapidamente, os dez projetos que serão desenvolvidos neste ano, pois no dia seguinte à tarde estes seriam apresentados pelos seus coordenadores com mais detalhes. Nesta linha de racicínio a coordenadora falou sobre os instrumentos de trabalho do professor do CETI. Encerrou sua apresentação destacando o Portfólio como um fazer imprescindível do exercício pedagógico do professor realçando sua importância e a sua construção.


BEM VINDO À ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL!
 Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.
(Cora Coralina)


 NOSSO NÚCLEO GESTOR

DIRETORA TITULAR: Maria das Dores  
DIRETOR ADJUNTO: José Luís  
SECRETÁRIA GERAL: Maria Rita 
COORDENADORA PEDAGÓGICA: Odilza Auxiliadora 
COORDENADORA MAIS EDUCAÇÃO: Maria Teresa 
COORDENADOR DO PDE: Warrington Veras
COORDENADORA DO PROEMI: Maria Dalva



  Por que a ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL?
 
 Porque é o meio de garantirmos o acesso,

permanência e o sucesso de crianças e adolescentes  
na escola, proporcionando a eles apoio educacional

integral, para a melhoria de seu aprendizado escolar,  
com o aumento da autoestima e resgate de valores. 

Reduzem-se, assim, os índices de evasão, de 

repetência e de defasagem do ensino e 

aprendizagem.

 
 OBJETIVOS da ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL:

1.Ampliar o tempo de permanência do aluno na escola, 

criando oportunidades de inovações na produção de

material didático, de gerenciamento, de prendizagens

significativas, de multiplicação de experiências exitosas 

no fazer educativo;

 

2.Proporcionar a prática de atividades pedagógicas 

diversificadas a serviço do crescimento pessoal e social

dos envolvidos no processo através de uma abordagem

auto compreensiva que favoreça a emancipação do

aprendiz

 

3.Envolver o discente em atividades educativas diversas, 

orientadas para a valorização e fortalecimento dos 

aspectos positivos de sua personalidade, do 

autoconceito, da autoestima e da autoconfiança
 

necessários à superação das suas dificuldades.

 

4.Oportunizar um ensino e uma aprendizagem com 

base na reciprocidade da relação professor x aluno que 

consolide a alegria do aprender e o aconchego do

educar;

 

5.Favorecer o desabrochar de práticas pedagógicas 

articuladas ao aproveitamento do espaço escolar e dos 

demais espaços públicos que eliminem a cultura da 

exclusão, da  indiferença, da reprovação, do abandono e 

da repetência;


 

6. Promover a re-significação dos conteúdos e da forma 

de abordá-los de maneira que na dimensão pedagógica 

esteja entendido o que o aprendiz deve saber, o que ele 

deve saber fazer e como ele deve ser e conviver;

 

7. Possibilitar um fazer pedagógico que sedimente 

práticas e habilidades de estudo com os alunos 

chamando-os a responsabilização por suas próprias 

escolhas como protagonistas de seus Projetos de Vida e 

assim, inserir, na comunidade, estudantes mais 

preparados, novos artistas, atletas, profissionais e 

melhores seres humanos.

 VISÃO

Ser reconhecida como uma escola de referência na 
formação de crianças, adolescentes e jovens, na 
produção de material didático, nos processos de ensino, 
de aprendizagem e de gestão. Enfim, nos índices de 
rendimento que produz.


 MISSÃO
 
A Escola Integral tem por missão atuar como instituição 
irradiadora de uma nova proposta de gestão pedagógica,
administrativa, financeira, patrimonial e relacional  em 
que as decisões são tomadas coletivamente, com o 
envolvimento dos gestores, dos docentes, dos 
não-docentes, dos alunos, dos pais e da comunidade. Os 
conteúdos são abordados através de metodologias 
inovadoras em que o aluno é incentivado a ler, a 
pesquisar, a descobrir, a experimentar, a criar, a 
comprovar aliando teoria à prática, e assim construir o 
conhecimento em interação com o professor, com os 
colegas e com os meios disponíveis, tornando-se 
autônomo, solidário e produtivo, capaz de atuar com 
competência e responsabilidade como profissional e na 
sociedade.


 VALORES

      
01. CULTURA DA PAZ: prevenir toda forma de a violência – verbal, não verbal, física, psicológica – na escola e fora dela;

02. DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS: recusar os preconceitos, a discriminação sexual, étnica, social, religiosa e a rotulação de pessoas;

03. ÉTICA DA RESPONSABILIDADE: mostrar senso de solidariedade, de justiça, de cooperação e de compromisso;

04. ATENÇÃO À DIGNIDADE ALHEIA: vivenciar o respeito com base nas relações interpessoais;

05. DOMÍNIO DE SI MESMO: usufruir direitos e cumprir deveres com controle das emoções;

06. IDEAIS DEMOCRÁTICOS: compreender, vivenciar e respeitar a democracia;

07. PRÁTICA DA SUSTENTABLIDADE: atuar inclusiva, racional e produtivamente no usufruto do Meio Ambiente.


PEDAGOGIA DA PRESENÇA

A capacidade de fazer-se presente, de forma 
construtiva, na realidade do educando não é, como 
muitos preferem pensar, um dom, uma característica 
pessoal intransferível de certos indivíduos, algo de 
profundo e incomunicável. Ao contrário, esta é uma 
aptidão que pode ser aprendida, desde que haja, da 
parte de quem se propõe a aprender, disposição 
interior, abertura, sensibilidade e compromisso para
tanto. Efetivamente, a presença não é alguma coisa que
se possa apreender apenas ao nível da pura 
exterioridade.
Antônio Calos Gomes da Costa




 
PROTAGONISMO JUVENIL

... A primeira atitude do educador ao decidir utilizar a
perspectiva metodológica do protagonismo juvenil deve 
traduzir-se num compromisso de natureza ética de respeito às 
possibilidades e limitações próprias da condição peculiar de 
desenvolvimento dos seus educandos que, no caso, são a 
infância e a adolescência.

... O Protagonismo Juvenil, enquanto modalidade de ação 
educativa, é a criação de espaços e condições capazes de 
possibilitar aos jovens envolver-se em atividades direcionadas 
à solução de problemas reais, atuando como fonte de 
iniciativa, liberdade e compromisso...
Antônio Calos Gomes da Costa
  

    PROJETOS
 
AULA DE FORMAÇÃO 
 
OBJETIVO: Promover a atuação da gestão escolar na 

dinamização de um ambiente acolhedor e formador de 

atitudes em que alunos, docentes, funcionários e familiares 

se sintam integrados ao cotidiano da escola para a 

construção de uma rotina de trabalho embalada na  

Pedagogia da Presença e no Protagonismo Juvenil.




EXEMPLO


OBJETIVO: Capacitar os familiares para sua atuação como

protagonistas na educação dos filhos sensibilizando-os para

o adequado exercício de seu papel como exemplos de 

presença e referência na promoção do êxito escolar de

suas crianças e jovens a fim de que eles consigam 

desenvolver ao máximo suas capacidades intelectuais,

emocionais, afetivas, espirituais e estéticas.



LEITURA E ESCRITA

OBJETIVO: Tornar a escola um espaço de (re)descoberta 

da leitura comreconhecimento pelos professores e alunos

de seus variados porquês e possibilidades,de maneira a 

tornar nossos aprendizes leitores e escritores assíduos a

partir do contato com os mais variados gêneros e tipos

textuais  de nomes locais, regionais, nacionais e universais.




ATELIÊ DE MATEMÁTICA


 
OBJETIVO: Desmitificar a Matemática como uma área 

difícil de compreender  e distante das práticas sociais pela 

execução de oficinas  que mostrem ao professor e ao aluno 

a presença da disciplina no nosso cotidiano e que é possível 

aprendê-la e utilizá-la de forma procedimental.




CENTRAL DE EVENTOS


Objetivo:  Dinamizar a agenda de eventos socioculturais,  

esportivos, de lazer e educativos da escola envolvendo 

professores, funcionários, alunos e pais de modo a imprimir 

uma marca festiva ao contexto escolar e aproximar a 

gestão à comunidade.




EU-FORMADOR


 
OBJETIVO: Tornar a escola um lócus de formação em 

serviço por meio da operacionalização de uma agenda de  

capacitações em que docentes e não-docentes estruturados 

em Grupos Operativos  protagonizam sua  própria formação 

continuada e a dos colegas, à luz da “Pedagogia da 

Presença” e do Protagonismo Juvenil”, traduzindo os  

Objetivos, a Visão, a Missão e os Valores da Escola Integral.





MEXA-SE


 
Objetivo: Introduzir o exercício do desporto competitivo 

propondo atividades  que estimulem o desenvolvimento da 

expressão corporal, o gosto pela prática de atividade física 

regular, o respeito a regras, a socialização bem como o zelo 

e os cuidados com o corpo.




MEIO AMBIENTE 


 
Objetivo: Exercitar a consciência ecológica e a consequente

postura de preservação do patrimônio sociocultural e

ambiental com vistas a materializar na escola e na 

comunidade a vivência do desenvolvimento sustentável.




UM OLHAR DIFERENCIADO AO IDEB, SAEPI E ENEM


Objetivo: Mobilizar docentes, não-docentes, alunos e 

familiares para o comprometimento com as avaliações 

externas na esfera local e nacional assegurando a prática 

de planejamento e intervenção a partir da matriz de 

referência dessas avaliações e por consequência a 

ampliação dos índices de desempenho da escola.





 O IMAGINÁRIO POPULAR DE TERESINA



Objetivo: Valorizar a leitura como fonte de lazer, 

entretenimento e exercício de liberdade de modo a incluí-la 

progressivamente em seus divertimentos cotidianos como 

faz com a televisão, a internet, os esportes e as 

brincadeiras.



 
 PERFIL DO DOCENTE


 
1- Ser assíduo e pontual;

2-  Mostrar-se comprometido com o plano de trabalho 
da escola;

3- Ser um modelo de ética a ser copiado pelos colegas 
e alunos;

4- Ter disposição para consolidar relações e práticas 
pedagógicas com base nas filosofias da Escola Integral;

5- Portar-se como um pesquisador criativo e organizar 
seus instrumentais de planejamento a partir de seus 
estudos;

6- Manter-se atualizado;

7-  Procurar ser parceiro do seu aluno e aprender com 
ele;

8- Exercer autoridade, sem ser autoritário;

9- Apresentar postura interdisciplinar na busca de 
conhecimentos especializados;

10- Reconhecer-se como um pedagogo: procurar 
conhecer as teorias da aprendizagem.

 
PERFIL DO NÚCLEO GESTOR


1. Clareza quanto ao gerenciamento financeiro;

2. Habilidades em administrar conflitos;

3. Disponibilidade para estudar as filosofias da Escola 
Integral;

4. Abertura para a Pedagogia de Projetos;

5. Crença no desenvolvimento do potencial dos alunos, 
dos docentes e dos não-docentes;

6. Percepção da escola como um lócus de formação em 
serviço;

7. Espírito empreendedor focalizado nos Objetivos, 
Visão, Missão e Valores da Escola Integral;

8. Facilidade de diálogo com a SEDUC-GRE e  com a 
comunidade;

9. Conhecimento e investimento nos Programas 
PROEMI, Mais Educação e PDE;

10. Forte coesão interna.


 
INSTRUMENTOS


1- PROPOSTA PEDAGÓGICA;

2- REGIMENTO INTERNO;

3- CÓDIGO DE CONDUTAS;

4- PDE;

5- GRADE CURRICULAR;

6- CENTRO DE INTERESSE;

7- PLANO DE TRABALHO DO NÚCLEO GESTOR.
 
 

INSTRUMENTAIS 
 
1- FICHA  DIAGNÓSTICA;

2- PLANO DE CURSO;

3- SEQUENCIA DIDÁTICA-AULAS;

4- SEQUENCIA DIDÁTICA-PROJETOS;

5- PRONTUÁRIO DO ALUNO;

6- FICHA DE RENDIMENTO DO ALUNO;

7- PORTFÓLIO.


 
 ROTEIRO PARA PORTFÓLIO 

Capa,

Índice,

Introdução,

Diagnóstico Inicial: Português,

Diagnóstico Inicial: Matemática,

Perfil da Turma,

Planos de Curso,

Sequências Didáticas,

Atividades Diferenciadas

Projetos,

Fichas de Notas,

Fotos,

Conclusão,

Anexos, e

Bibliografia.



“Ser professor hoje é viver intensamente o seu tempo com 

consciência e sensibilidade. Não se pode imaginar um futuro 

para a humanidade sem educadores. Os educadores, numa 

visão emancipadora, não só transformam a informação em 

conhecimento e em consciência crítica, mas também 

formam pessoas.”
Autor Desconhecido.

  
   

2 comentários:

  1. A Semana Pedgógica foi excelente pela clareza e utilidade dos assuntos. PArabéns

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  2. voltar a trabalhar com as professoras Dorinha e Odilza é uma honra e estimulante, as conheço desde o Joca Vieira; estou registrando então minha alegria com um grande abraço em todos o funcionários do CETI Gov Freitas Neto representados pelos professores: José Luis, Warrington, Odilza, Luiza, Demerval, Dorinha e eterna secretária Rita

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