sexta-feira, 16 de março de 2012

Capacitação para professores do AEE


A aprendizagem de um sujeito nunca está pronta e acabada. E para o profissional envolvido na educação não é diferente, pois necessita  estar constantemente aprimorando seus conhecimentos, já que a sociedade exige desse profissional melhor qualificação, novos saberes e aperfeiçoamento curricular, seja em pretensão de seguir carreira ou em busca de melhores conhecimentos a serem empregados em uma determinada área de atuação.
O Curso de Formação Continuada em Salas de Recursos Multifuncional espaço para o AEE – Informática Acessível oferecido pela SEDUC, no período de 01 a 17 de fevereiro, proporcionou um breve conhecimento teórico sobre Tecnologia Assistida ou seja, possibilitou o conhecimento de Recursos e Serviços que contribuem pra ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiências. Participaram deste momento as professoras Valdete Luisa de Jesus e Antonia Luiza da Conceição Araújo (Toinha) representando o CETI Governador Freitas Neto.
Também, levou ao conhecimento dos participantes do curso inúmeros vídeos de sensibilização às pessoas com necessidades especiais, como ainda, demonstrou programas voltados a necessidades específicas tais como:
DOSVOX – é um sistema para microcomputadores que se comunica com o usuário através de síntese de Vox, viabilizando o uso de computadores por deficientes visuais;
BOARDMAKER – é um programa de computador desenvolvido especificamente para a criação de pranchas de comunicação alternativa;
HOLOS – Sistema Educacional – oferece atividades relacionadas às competências cognitivas, socioafetivas, motoras e lingüísticas, considerando o educando na sua totalidade.
Dentre estes software já citados ainda vale lembrar do virtual VISION e JOWS que são leitores de tela que informa ao usuário quais os controles estão ativos, podendo ser usados para navegar na internet. São específicos para pessoas com deficiência visual parcial ou completa.
Ainda vale lembrar que o curso ofereceu ofina para confecção de recursos para alfabetizar aprendentes com necessidades especiais utilizando de materiais recicláveis.





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